Pão matinal (29 Jul 2020)

Generic placeholder image

A LEI PELO ESPÍRITO

Os hackers e Crackers são indivíduos que invadem sistemas computacionais. Por meios de software (programas) acessam as memórias virtuais dos hardwares (máquinas). Um meio utilizados por eles, que ficou popularmente conhecido, é o “Cavalo de Troia”, que consiste num pacote aparentemente inofensivo que leva dentro de si um virus ou software para roubar ou destruir informações.

Inversamente ao contrário do Cavalo de Troia, que é utilizado para prejudicar a “mente” (HD e Processador) do computador, age o espírito de Deus na mente do homem, para o bem e para a salvação.

Somente pelo espírito de Deus é possível levar a Lei de Deus ao coração do homem. Somente pela ação do espírito de Deus no homem é possível convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8).

1. Do pecado, que é transgressão da da lei: “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei” (1Jo 3.4).

2. Da justiça, que é a obediência da lei pela fé: “Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente” (Tg 2.24).

3. Do juízo, pois seremos julgados pela lei da liberdade: “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade” (Tg 2.12).

Por isso carecemos tanto da atuação do espírito santo de Deus em nós. Sem essa atuação é impossível que o homem aceite e viva a Nova Aliança. A Nova Aliança nada mais é do que o espírito santo de Deus escrever em nossas consciências (coração) a santa lei de Deus, tirando-as das tábuas de pedras e imprimindo-as em nossas mentes:

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jr 31.33).

O apóstolo Paulo confirma que a profecia de Jeremias, para a Nova Aliança, não seria uma nova lei ou a anulação da mesma, mas consistia em levar a mesma lei, escrita pelo próprio Deus (Ex 31.18), de fora para dentro do homem, não como um Cavalo de Troia, mas pelo poder do espírito de Deus, por Cristo:

“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Hb 8.10).

O espírito do Senhor apela diariamente aos nossos corações, chamando-nos à obediência (Hb 3.15). Aceitemos esse convite!

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.