Pão Matinal (16 Jun 22)

Generic placeholder image

A MÃO DO SENHOR ENCURTOU?

Não é fácil administrar pessoas, e pessoas rebeldes pior ainda. Quanto maior o número pessoas, maiores e mais difíceis serão os problemas para se resolver, mesmo que o líder seja alguém com muita experiência, sempre será um grande desafio.

Moisés foi um grande líder. Com paciência comandava uma grande multidão pelo deserto, cujo o número dos homens adultos e prontos para a guerra era de seiscentos mil, sem contar mulheres, crianças e idosos (Nm 11.21).

Essa multidão estava muito insatisfeita com o único tipo de alimento – o maná que o SENHOR mandava miraculosamente todos os dias dos céus, como chuva de bênçãos.

Eles sentiam saudades do cardápio variado de quando eram escravos no Egito (Nm 11.5). O povo estava perdendo o apetite por comer o mesmo alimento todos os dias (Nm 11.6) e por isso choravam nas portas das tendas (Nm 11.4,10), com saudades do Egito.

Moisés não suportou o peso daquela situação onde ele nada podia fazer e desabou diante do Senhor pedindo a morte (Nm 11.15). Pior ainda, Moisés, no calor da prova, chega a duvidar do poder do Senhor, pois segundo ele, para alimentar aquela multidão seria necessário muitos rebanhos de gado e todos os peixes do mar (Nm 11.22). Tudo isso depois que o Senhor havia prometido alimentar o povo com carne durante trinta dias (Nm 11.16-20).

Realmente, alimentar aquele povo, era uma situação impossível para os homens, mas para Deus não. Moisés fraquejou na falta de fé.

Entendo que não foi fácil para Moisés olhar para os lados e ver apenas escassez e ausência de recursos visíveis à olhos nus. Mas, Moisés já tinha visto a sarça ardente, vara virar serpente, dez pragas, coluna de fogo, mar se abrir, água amarga se transformar em água doce, água sair da rocha, chover pão do céu e a glória do Senhor face a face.

Então o Senhor, com todo amor e paciência para com Seu servo faz a simples pergunta: “A minha mão (força/poder) encurtou, que eu não possa prover carne para essa multidão de pessoas?” Que pergunta poderosa! O Senhor queria restaurar a fé de Moisés.

Muitos de nós cristão, hoje, não consegue enxergar o Senhor de forma alguma, nem mesmo com braços curtos. A fé sumiu do planeta Terra, para que se cumpra a palavra profética que diz: “Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?” (Lc 18.8 ).

As pessoas tem medo de perder um simples emprego; de morrer de fome e por isso de submete a transgredir os mandamentos por falta de fé; Não acreditam que o Senhor pode prover comida e bebida para suas famílias.

Acreditar, então, que o Senhor, num deserto, pudesse alimente mais de um milhão de pessoas, nem pensar! A nossa condição é pior que a do povo misto (o vulgo) que saiu do Egito há 3.500 anos.

A mão de Deus nunca se alargou tanto quanto na era presente. Somos quase 8 bilhões de pessoas no mundo para sermos alimentados e as produções de grãos bate recorde a cada ano.

Somente a misericórdia de Deus nos mantém vivos nesse deserto onde há escassez de amor e de compaixão para com o próximo. Se não enxergamos a mão do Senhor estendida, é porque nos falta usar a lupa da fé. Peçamos ao Senhor que nos faça ver Seu poder.

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.