Pão Matinal (22 Nov 21)

Generic placeholder image

CERCADOS PELO AMOR

Uma cena marcante divulgada pelo telejornalismo brasileiro mostrou um flagrante de uma mãe tentando proteger seu filho com seu próprio corpo, numa favela do Rio de Janeiro, no meio de um intenso tiroteio entre policiais e traficantes.

Obviamente seria impossível proteger seu filho de um tiro de fuzil com o seu próprio corpo, mas ela foi impulsionada a agir assim, pela força interior do instinto materno, reflexo do amor de Deus em nós.

A Bíblia fala desse grandioso amor materno (como mãe que amamenta), quando através de uma comparação tenta nos explicar o amor ilimitado de Deus por nós (Is 49.15), usando aquilo que é do limitado conhecimento humano para falar do que a mente humana afetada pelo pecado não pode sentir ou compreender em sua totalidade.

Jesus Cristo ao contemplar Jerusalém, também usa uma figura de linguagem semelhante, materna, para falar do amor do Pai. Uma galinha que protege seus pintinhos debaixo das suas asas (Lc 13.34).

Em todas as abordagens aqui mencionadas é possível perceber a ação do Pai, por meio do Filho, em nosso favor do homem, para o redimir e salvar.

Sua onipresença paternalmente protetora, em redor do homem, é sempre para o bem daqueles que desejam ser resgatados para a vida eterna.

Davi, nesse salmo, um dos mais lidos e pregados no mundo, nos ensina sobre essa presença do Senhor ao nosso redor, querendo sempre o nosso bem.

Ele sentia a presença de Deus cercando-o, protegendo-o, pela frente e por detrás (por todos os lados), por baixo e por cima era sentida a mão de Deus.

Davi sabia que não havia nada mais forte e poderosa do que a mão do Senhor. Nela está o poder para livrar e salvar todos os que buscam abrigo debaixo da sua proteção.

“Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e alta está a tua destra” (Sl 89.13).

Deus é um Pai protetor, que nunca desampara Seus filhos. Seu olhar sobre nós é ininterrupto, sem cochilar ou perder a atenção um só segundo. Não para vigiar e punir, mas para ajudar e proteger.

Busquemos abrigo no Pai de amor, por Cristo.

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.