Pão Matinal (24 Jul 21)

Generic placeholder image

LUZ PARA OS OLHOS

A Palavra de Deus é riquíssima em metáforas. Uma linguagem que usa as coisas do cotidiano para comparar algo intangível, de profundida espiritual.

Jesus Cristo, nosso grande Mestre, nos ensinou muitas verdades de forma semelhante, através de ricas parábolas. “A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” (Mt 6.22).

Jesus também chamou os líderes religiosos (fariseus) de cegos cinco vezes, num só discurso (Mt 23:16,17,19,24 e 26), quando todos eles enxergavam perfeitamente as coisas físicas. Eles liam as escrituras com olhos físicos, ao pé da letra, enxergando apenas a caligrafia e entendendo apenas o sentido gramatical, sem enxergar a mensagem espiritual, vinda de um Deus que é espírito (João 4.24).

O apóstolo Paulo em sua carta aos efésios, à exemplo do Mestre, também se utilizar desse recurso da linguagem para transmitir uma linda mensagem a igreja de Cristo: “Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento…” (Ef 1.18).

Em outras palavras, para se compreender a Palavra de Deus não basta os olhos físicos, mas o discernimento espiritual que nos vem através do espírito do Senhor.

Os religiosos de ontem e de hoje, pregavam, e pregam, a lei de Deus com zelo e até com eloquência, mas não observavam com olhos espirituais os mandamentos dela. Ao invés de espirituais, eram legalistas.

O problema nunca esteve com a lei de Deus, mas com os religiosos sem discernimento. Tanto com os legalistas, quanto com os tendenciosos liberais.

Jesus Cristo e Paulo tentaram explicar essa verdade, mas encontraram nos religiosos os maiores obstáculos.

O homem espiritual entende perfeitamente a beleza do cântico de Davi no salmo 19, nos ensinando que a luz do entendimento procede da obediência aos mandamentos do Senhor, que são puros e retos.

Os que obedecem, e não somente pregam, conhecerão a verdadeira alegria em seus corações. “Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as repreensões da correção são o caminho da vida” (Pv 6.23).

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.