Pão Matinal (24 Jun 22)

Generic placeholder image

SABEDORIA E PODER DE DEUS

O profeta Daniel, após receber do SENHOR a revelação do sonho e seu significado, dado ao rei Nabucodonosor, ficou profundamente tocado pelo espírito de gratidão e louvor, reconhecendo que o Nome do SENHOR deveria ser bendito para todo sempre.

Depois dessa compreensão, Daniel concluiu que o único Deus, era o possuidor, dono e autor da SABEDORIA e PODER (força). Toda sabedoria e poder se origina em Yahweh, o Todo-Poderoso.

O patriarca Jó também entendia da mesma forma que Daniel: “Em {Deus} residem SABEDORIA e PODER; ele possui o conselho e a inteligência” (Jó 12.13).

Como Deus manifestou o Seu poder e a Sua sabedoria? Revelando a Daniel o sonho guardado na mente esquecida do rei, bem como o seu significado.

A visão da estátua de ouro, prata, bronze, ferro e barro, no sonho do rei de Babilônia, foi a forma impactante que o SENHOR encontrou para revelar Sua onisciência e onipotência aos caldeus e a povo de Deus que lá estava cativo. Em especial, a Daniel.

Todavia, a mais impactante revelação não estava na figura da estátua, mas na Pedra que a despedaçou, transformando-se num reino eterno que ocupou toda a Terra. Tudo isso apontava para a segunda vinda do Filho de Deus, em glória, para estabelecer seu reino para sempre.

Foi através de Cristo que o Pai manifestou toda Sua sabedoria: “Esforço-me a fim de que o coração deles seja animado, estando vós unidos em amor e juntos alcanceis toda a riqueza do pleno entendimento, para que possais conhecer perfeitamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão ocultos todos os tesouros da SABEDORIA e do conhecimento” (Cl 2.2-3).

Paulo ratifica essa verdade na carta aos coríntios, afirmando que Cristo foi feito “Sabedoria de Deus: “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus SABEDORIA, e justiça, e santificação, e redenção” (1Co 1.30).

Esse mesmo ser, Jesus Cristo, o Filho, se apresenta em Provérbios 8:22-30, como a SABEDORIA que está com o Pai no princípio de tudo, antes da criação da Terra.

Deus, o Pai, escondeu em Cristo toda a sabedoria e toda ciência. Cristo não é somente o meio pelo qual o Pai revelou aos homens a Sua sabedoria, mas também em quem depositou o Seu poder para que o Seu Filho unigênito pudesse representá-Lo e apresentá-Lo a humanidade (João 1.18).

Já o apóstolo Paulo é mais direto e consegue sintetizar tudo isso num só verso bíblico:

“Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, PODER de Deus, e SABEDORIA de Deus” (1Co 1.24).

O Pai revelou através do Seu Filho, Cristo Jesus, Seu poder e Sua sabedoria. Cristo, por Sua vez, e da mesma forma, quer fazer de nós seu poder e sua sabedoria, também. Aceitemos e busquemos!

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.