Pão Matinal (26 Jan 22)

Generic placeholder image

O HOMEM RENOVADO

A mais urgente de todas as mensagens que Cristo dá a todo o homem que tem um encontro com Ele é: “Você precisa nascer de novo!”.

A coisa mais importante que o homem tem a fazer é se converter. É necessário mudar a direção em 180° (cento e oitenta graus), dando meia volta, abandonando a rota que seguia rumo a morte, para seguir em direção à vida, à Cristo Jesus.

Quando se tem um encontro com Cristo, muda-se completamente o modo de viver. Para uma nova criatura, é necessário uma nova vida, novos hábitos, novas chances, novas possibilidades, […] Um novo começo, do zero, só que agora com a Sabedoria da Palavra ao lado para não cometer os mesmos erros da vida anterior.

A nova vida deve está alicerçada em três pilares que farão do novo homem um vencedor em Cristo Jesus: Verdade, justiça e santidade.

Quando alguém se transforma verdadeiramente numa nova criatura, recebe poder espiritual de Cristo para não ceder os prazeres da carne cobiçosa e pecar. A inclinação natural do pecador para o pecado, agora é combatida pelo espírito que resiste com paciência e persevera na obediência. Nada por seu próprio poder, mas no poder de Cristo, por Seu santo espírito.

A nova criatura em Cristo se comportará diferente do restante do mundo, passando a andar em verdade, justiça e santidade. Os maus hábitos de outrora devem ficar no passado, esquecido, assim como o Senhor os “esqueceu” (Hb 8.12) quando os perdoou e apagou para sempre, fazendo da nova criatura um indivíduo justificado, como se nunca tivesse cometido um só delito.

Assim como Cristo Jesus, nosso exemplo pleno de homem vitorioso, que recebeu poder de Deus, o Pai, para ser semelhante a ELE em caráter, toda nova criatura espiritual é criado ou recriado para ser semelhante ao Pai, também, como Cristo foi.

Hoje não é fácil ser uma nova criatura dentro das instituições religiosas corrompidas. Os valores e as verdades bíblicas foram tão rejeitada pelos líderes que os membros já se acostumaram e passaram a preferir os costumes ao invés da verdade. Os próprios membros criticaram aquele que buscar viver a verdade dos céus.

A esmagadora maioria das igrejas cristãs ensinam que é impossível viver uma vida santa, justa e irrepreensível diante de Deus e dos homens. Eles reprovarão qualquer esforço nesse sentido. Olharão atravessado para os membros que não se adequarem aos seus hábitos. Para estas, tudo isso soa como algo utópico, como fanatismo ou radicalismo. Até Cristo precisaria adaptar-se aos seus juízos, se viesse como um humilde membro de igreja.

Todavia, o novo nascimento é uma verdade possível para os que escolherem a fé.

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.