Importa, porém, que eu seja batizado com um certo batismo; e como me angustio até que venha a cumprir-se!
A boa expectativa, baseada na fé e na esperança, é completamente diferente da ansiedade que preocupa e dilapida a fé do homem em Deus, que supre todas as coisas.
Jesus se "angustiava" na expectativa de que aquele dia do pentecostes, cinquenta dias após a Sua ressurreição, quando os Seus discípulos seriam batizados com o santo espírito, logo chegasse.
O batismo com o espírito santo de Deus, experimentado por Jesus, lhe concedeu dons e poder espiritual para compreender as revelações profundas de Deus, vencer os espíritos malignos que Lhe tentavam, ter coragem e autoridade para exercitar a fé, e executar sinais portentosos e manter uma íntima e profunda comunhão espiritual com o Pai, foi o grande diferencial para a Sua grandiosa vitória sobre o mal.
Era louvável que Jesus tivesse essa expectativa para com os Seus discípulos, pois tudo aquilo de bom que experimentamos, queremos que as pessoas a quem amamos também experimentem.
O batismo com o espírito santo de Deus, seria o divisor de águas na vida dos apóstolos, que seriam, além de batizados, selados. O mesmo poder dado a Jesus seria dado aos apóstolos, para que continuassem sendo testemunhas de Cristo, por onde fossem.
Os discípulos de Jesus, quando Ele fez essa afirmação (Lc 12.50), conheciam apenas o batismo do arrependimento, realizado por João Batista, o precursor de Jesus, uma cerimônia tipológica de purificação com água, realizada por imersão no Rio Jordão.
Eles não tinham ideia do poder que era o batismo com o santo espírito de Deus, que Jesus iria realizar após a Sua ressurreição, pois era necessário que Cristo vencesse, fosse exaltado e, diante do Pai, recebesse primeiro o espírito da promessa, para em seguida compartilhar com os Seus discípulos amados:
"De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis." (At 2.33).
Jesus queria muito que os Seus discípulos sentissem em seus corações o poder pela presença do Pai neles, como Ele sentia. Mas, isso só seria possível depois que Jesus fosse glorificado com os méritos de vencedor do mal:
"Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior correrão rios de água viva. Ora, isto ele disse a respeito do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito ainda não fora dado, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado." (Jo 7.38-39).
A "ansiedade" ou "boa expectativa" de Jesus Cristo é o resultado do Seu amor genuíno e verdadeiro pelas pessoas. O amor de Jesus por Seus discípulos e por todas as outras pessoas que ansiavam pela verdade e pela justiça, com quem Ele manteve contato, era notório, e isso criou laços afetivos e fraternais para a eternidade.
Como Jesus não desejaria que todas as pessoas por quem sentia amor ou compaixão, também tivessem o mesmo batismo com o espírito santo de Deus?
Todavia, é necessário cumprir o tempo determinado para todas as coisas, pois nesse interim o Deus onisciente atuará para ensinar e moldar os santos para que estejam espiritualmente preparados para receber o Seu selo, como Jesus e os apóstolos receberam (Jo 6.27 e Ef 1.13 e 4.30).
Muitos cristãos sinceros aguardam os grandes dias do batismo e da volta de Jesus como o Pai, em glória. Deus e Jesus devem viver essa mesma expectativa, para que chegue logo o momento de dadivar tamanha graça ao santos. Enquanto isso, nos preparemos!
Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.

