Voltar para a lista

Devocional

Não Ter Medo

Por Fábio Amaro

16 de outubro de 2024

Não Ter Medo

Sede fortes e corajosos; não temais nem vos atemorizeis diante deles, porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.

O medo tem sido a causa das grandes desgraças que ocorrem no mundo, tanto entre as pessoas, quanto entre nações.

Por medo se inicia uma guerra ou se encontra uma infinidades de supostas justificativas para atentar contra alguém ou uma coletividade.

O medo que paralisa é o mesmo que insufla o homem a planejar e a executar o mal, sob o pretexto de se prevenir ou se proteger de supostas ameaças que nunca se concretizarão.

O medo é a maior arma que o inimigo das nossas almas usa contra nós. Ele sabe que uma pessoa com medo faz as piores escolhas e toma as mais desastradas das decisões. 

O Todo-Poderoso, fonte original de toda sabedoria, sempre alertou o Seu povo para que não tivesse medo. Sobretudo, o medo é a maior ameaça a fé. Se a fé for destruída no coração do homem, para ele a mão do Altíssimo não pode lhe alcançar. 

O antigo povo de Israel conhecia o medo de perto. Quanto mais tinham medo, mais eram escravizados. Não foram poucas as vezes que se tornou um povo de servidão.

O medo fez com que Israel curvasse a sua fronte em subserviência ao Egito, servindo sob chicote e humilhações por quatrocentos e trinta anos. Essa experiência traumática fez com que o medo nos corações dos filhos de Jacó aumentasse ainda mais.

Mas, de onde vem o medo? Qual a sua origem, para que busquemos um antídoto para esse mal que assola toda a humanidade?

O medo é uma consequência direta do pecado. Assim que Adão transgrediu a ordem de Deus, sentiu medo e buscou se esconder (Gn 3.10). De lá para cá é sempre o pecado que faz o medo aumentar e se proliferar nas pessoas como uma doença contagiosa.

Para a cura dessa terrível doença que se aproveita da desobediência e da falta de fé das pessoas, o Eterno Deus proveu inúmeros meios para trazer saúde mental e física, sobretudo espiritual, para que Israel fosse uma luz para o mundo em trevas.

A disposição do Altíssimo em ajudar Seu povo foi tão grande que providenciou o Seu Anjo para que fosse adiante deles, resplandecendo a Sua glória, como se ELE mesmo estivesse à frente daquele povo que temia tudo e todos.

A mensagem que Moisés insistia em repassar para o povo era: "Yahweh, SENHOR dos exércitos, vai à nossa frente. Não devemos temer as outras nações e os seus exércitos numerosos". Essa mensagem foi passada ao povo diversas vezes e de diversas formas, sempre com o mesmo conteúdo encorajador.

Nos dias atuais não é diferente. A professa igreja cristã nunca sentiu tanto medo. Milênios praticando todo tipo de pecado, da idolatria à prostituição, da mentira à ganância, da inveja à violência, a professa igreja de Cristo está com síndrome do pânico.

O Eterno Deus continua estimulando os Seus a não terem medo de nada. Não devem ter medo das maldições dos pastores sobre aqueles que não têm dízimos para pagar ou do fogo do inferno pregado para apavorar as pessoas sem o conhecimento libertador da Palavra da verdade.

O mesmo Deus continua a nos dizer que quer estar conosco para nos fazer prosperar em tudo, basta que tenhamos a coragem de abandonar a religiosidade que cega e escolher a fé.

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.