E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.
Ninguém tornou o nome do Pai mais conhecido do que Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Nunca deu uma aula de aramaico ou hebraico para os seus discípulos, ensinando como se escreve o nome de Deus ou ensinou o som correto da fonética a ser empregada, como fazem hoje os pseudos teólogos presos à letra morta, às tradições e aos costumes vazios.
Jesus não veio ensinar sobre línguas, cultura, tradições, costumes ou cerimonialismos, mas veio apresentar o Deus único, o Todo-Poderoso, o Altíssimo, através das Suas atitudes e palavras.
O nome de alguém é lembrado e honrado quando a sua reputação construída ao longo do tempo, erigido com os seus feitos, foi marcante e impactante para o bem das pessoas.
A mão poderosa do Altíssimo foi manifestada desde os primórdios de Israel como nação, para os beneficiar com liberdade, prosperidade e preciosas revelações espirituais, fazendo-a respeitada e temida entre todas as nações circunvizinhas.
Por causa do nome do Altíssimo foi que Israel passou a ser um nome respeitado no mundo. Daí em diante, o povo de Israel passou a divulgar mais o seu próprio nome, cultura e riqueza do que o nome do Eterno Deus.
Na verdade, por seus medos e crendices, chegaram a ocultar a pronuncia correta em sua própria língua do mundo exterior, quando deveriam fazer o nome do Altíssimo conhecido no planeta todo, não somente nas suas palavras, mas nas suas ações de justiça.
Fizeram o contrário. Ao virem o Filho de Deus, o Seu Ungido e Enviado, perseguiram e mataram. O Filho de Deus veio para revelar o verdadeiro Nome do Pai ao mundo, sem dar uma aula de hebraico ou aramaico.
Nenhum dos discípulos de Cristo: Pedro, Tiago, João ou Paulo, deram aulas aos gregos ou a qualquer outro povo gentio, sobre a importância de escrever ou pronunciar corretamente o nome de Yahweh ou o nome do Filho de Deus.
Somente os religiosos vazios do espírito santo de Deus dão ênfase e importância à letra morta, cultura, costumes e tradições das religiões dos povos antigos, quando deveriam buscar a essência espiritual da mensagem da verdade.
Jesus, no final da Sua oração ao Pai, no capítulo dezessete do evangelho de João, presta conta da Sua obra afirmando que havia revelado o nome do Pai aos judeus, que já conheciam a língua e nome que era pronunciado corretamente na sua língua nativa, pois se referia a reputação pelas obras realizadas.
Deus, o Pai, havia feito muitos milagres através de Jesus para minorar a dor do povo (Jo 14.10), e também tinha ensinado todas as verdades necessárias usando a boca de Jesus Cristo (Jo 12.49-50). Foi assim que Jesus havia ensinado o Nome do Pai para os Seus discípulos e para o mundo.
Todavia, a obra continuaria após a morte e a ressurreição de Jesus, quando Ele comandaria e conduziria os Seus discípulos pelo mundo a fora, pregando a verdade e realizando muitos milagres, para manifestação do Nome do Pai ao mundo.
Disse Jesus: "E lhes farei conhecer ainda mais o Teu nome" (Jo 17.26). Até o dia de hoje o Nome de Deus é manifestado em nossas vidas quando testemunhamos de Suas ações miraculosas em nós e por nós.
Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.

