Voltar para a lista

Devocional

Sofrer Pelo Bem

Por Fábio Amaro

30 de outubro de 2025

Sofrer Pelo Bem

Porque melhor é que padeçais fazendo bem (se a vontade de Deus assim o quer), do que fazendo mal.

Sofrer por fazer o bem, segundo a vontade de Deus, é uma honra espiritual e uma oportunidade de testemunhar a glória de Cristo em meio à dor.

Vivemos em uma geração que foge da dor a todo custo, busca conforto e evita o sacrifício, mas Pedro escreve a crentes perseguidos, lembrando-lhes que o sofrimento por Cristo e Sua justiça não é sinal de derrota, e sim de fidelidade.

Ele diz: “Melhor é padecer fazendo o bem, se essa for a vontade de Deus, do que fazendo o mal.”

Há sofrimentos que vêm por imprudência, por pecado ou por consequências humanas; mas há também o sofrimento permitido por Deus, aquele que tem propósito eterno.

Pedro nos convida a enxergar o sofrimento pela justiça de Cristo não como castigo, mas como instrumento de purificação, testemunho e glória.

O sofrimento pela verdade e justiça faz parte da vontade de Deus. O sofrimento do justo não é um acidente, mas um instrumento da vontade soberana de Deus para cumprir Seus propósitos. Deus permite o sofrimento como parte de Seu plano. Pedro não fala de fatalismo, mas de submissão. O sofrimento do justo ocorre dentro da vontade de Deus, não fora dela.

Nada acontece sem que Deus permita; e, quando ELE permite, é porque quer produzir algo eterno. Como um escultor que retira pedaços do mármore para revelar a forma desejada, Deus usa o sofrimento para revelar Cristo em nós. O sofrimento do justo é a ação do cinzel de Deus moldando a imagem de Cristo em nós.

O sofrimento dos filhos de Deus revela, ao final, a soberania divina, pois o justo sofre, mas não perece na morte eterna. Jó declarou: “O Senhor deu, e o Senhor tomou; bendito seja o nome
do Senhor.” (Jó 1:21). Jó reconheceu que até suas perdas estavam sob a permissão de Deus. Crer na soberania de Deus é descansar mesmo quando não se entende todo o contexto.

Um bordado visto pelo avesso parece confuso, mas o artesão vê o desenho completo; assim é a obra de Deus através da dor. Você tem visto a ação de Deus na tua vida pelo avesso ou confiado no Artista que trabalha o lado certo? Deus escreve Seus maiores propósitos nas linhas do sofrimento.

O sofrimento que Deus permite cumpre propósitos espirituais. Romanos 8:28 — “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.” O termo “todas as coisas” inclui as lágrimas, as perdas e as provações. Deus usa o sofrimento para amadurecer, fortalecer e purificar os Seus filhos. A dor que vem de Deus não destrói, refina.

Quando o crente sofre por justiça, por fazer o bem, no caminho da verdade, ele manifesta o caráter de Cristo e prega o evangelho sem palavras. Sofrer por fazer o bem é seguir os passos de Cristo. 1 Pedro 2:21 — “Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.” Jesus não sofreu por culpa, mas por amor. O sofrimento dEle foi o mais puro bem.

Cada vez que suportamos o mal fazendo o bem, parecemos mais com o nosso Salvador. Um diamante brilha mais quando lapidado e polido, assim é o servo de Deus refletindo a Cristo quando é provado. Cada lágrima derramada em fidelidade é um reflexo da glória de Cristo.

Sofrer por fazer o bem revela o poder da fé verdadeira em nós. Tiago 1:2-3 — “Tende grande gozo quando cairdes em várias tentações, sabendo que a prova da vossa fé produz paciência.” A fé não se prova em tempos de paz, mas de dor. Quando o justo sofre, mas permanece firme, o mundo vê que sua fé é real. A fé que resiste no sofrimento é a fé que convence o mundo.

Sofrer por fazer o bem desmascara o mal. 1 Pedro 2:15 — “Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens insensatos.” O testemunho do justo em meio à injustiça é a melhor resposta aos perseguidores. O silêncio santo e a fidelidade constante calam o inimigo mais do que mil argumentos. A justiça perseverante é a "vingança" divina contra o mal humano.

Pedro nos lembra que sofrer fazendo o bem é melhor do que viver tranquilo, mas fazendo o mal. O sofrimento do justo tem sentido, propósito e recompensa. Deus não desperdiça nenhuma lágrima derramada por amor à Sua justiça e verdade. “Se padecemos com Ele, também com Ele seremos glorificados.” (Romanos 8:17)

Portanto, se for da vontade de Deus que você sofra, sofra com propósito, com fé e perseverança, porque o fogo que dói hoje é o mesmo que purifica para a eternidade.

Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.