Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há Salvador.
O politeísmo (crença em vários deuses) foi e continua sendo um engano terrível e devastador. Esse engodo é a porta de entrada para todo tipo de maldição na vida de todas as pessoas que escolhem servir a mais de um Deus.
Essa era uma prática muito comum na antiguidade. Praticamente todas as nações vizinhas do povo de Israel eram politeístas.
Isso se tornou a maior de todas as ameaças ao povo santo que o SENHOR escolheu para o servir. Há inúmeras advertências nas Escrituras Sagradas, onde O Altíssimo enfatiza inúmeras vezes, para que o Seu povo não escolhesse esse caminho.
Todavia, esse sempre foi o principal pecado e porta de entrada para todo tipo de impiedade e imoralidades entre o professo povo de Deus.
Devido à idolatria, o povo de Israel experimentou o cativeiro, a praga, a escassez, as doenças, as angústias, o desespero e as dores físicas e na alma, chegando ao ponto de clamar ao SENHOR, porque não suportava mais a opressão e as cargas da servidão que lhe fora imposta pelas nações pagãs que o dominava.
Ora, o povo havia recebido promessas condicionadas à guarda dos mandamentos de Deus, pois não há uma só promessa sem condições. O povo ignorou os três primeiros mandamentos da Lei de Deus, que exalta a SINGULARIDADE de Deus, o Pai - Yahweh:
1. Primeiro mandamento: Yahweh diz: Eu tirei vocês do Egito, da servidão, não terás outros deuses diante de MIM (Singular) - Êxodo 20.2-3;
2. Segundo mandamento: Yahweh diz: Não façam imagens de esculturas para adorar em meu lugar, porque eu (Singular) sou Deus zeloso - Êxodo 20.4-6;
3. Terceiro mandamento: Yahweh diz: Não tomem meu (Singular) nome em vão - Êxodo 20.7.
Em nenhum momento, em toda a Escritura Sagrada, o Deus único, o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo (Rm 15.6; 2Co 1.3; 2Co 11.31; Ef 1.3; Ef 1.17; Cl 1.3; 1Pd 1.3, etc.) cita a palavra "Nosso", pedindo adoração ou serviço. Sempre está no singular e sempre fazendo clara distinção entre as pessoas do Pai e do Filho.
A falsa doutrina do politeísmo "branco" e "velado" da professa igreja de Cristo da atualidade está baseada em filosofias humanas que não respeitam o óbvio sentido das Escrituras Sagradas, preferindo as deduções fantasiosas e experimentando o ir além do "está escrito".
O profeta Isaías registrou muitas advertências do Eterno Deus, dizendo sempre o mesmo: "Eu sou o único Deus, não há outro Deus além de Mim", sempre enfatizando a Sua singularidade. Nenhuma outra advertência na Bíblia é tão repetitiva quanto esta. Por que será que o SENHOR repetiu essa recomendação tantas vezes?
"Eu, eu mesmo, sou o Senhor, e além de mim não há salvador algum." (Is 43.11). Quantos "Eus" e "Mims", primeira pessoa do singular, gritando aos ouvidos de um povo que não enxerga o óbvio e que foi cegado pelo vinho da Babilônia, que criou um "Deus composto", fugindo do claro "Assim diz o SENHOR", um politeísmo filosófico.
E muitos cristãos se questionam: "Por que não sou abençoado com discernimento? Por que leio a Bíblia e não entendo, dependo de um pastor?" São muitos os porquês e sobram medo e subserviência aos sistemas religiosos.
Enquanto o homem tiver medo de entender as Escrituras no seu óbvio sentido, por si só, respeitando todos os princípios nelas descritos, viverá sem experimentar a verdadeira vida que Jesus prometeu a todos aqueles que estão presos nos apriscos: "Vem para fora e ouça somente a minha voz" (João 10.3-4).
Deus e Cristo Jesus sejam louvados! Amém.

